Vencedor do 29º Prêmio da Música Brasileira (edição 2018), na categoria Melhor Grupo de MPB, em uma edição que teve recorde em inscrições – 1.327 álbuns, 132 DVDs e 144 videoclips –, o Grupo Vocal Equale apresenta seu premiado “Na Praia de Caymmi”.

Na transmissão ao vivo pelo Canal Brasil em 15 de agosto de 2018, o comentarista Charles Gavin não poupou elogios: o Equale é “um grupo extraordinário”! Sobre os integrantes, Gavin afirma  “...para fazer aquele som precisa ter esse monte de cantores sensacionais”.

 

O Equale mergulhou na obra do compositor Dorival Caymmi para lançar o seu terceiro CD - Na Praia de Caymmi (Independente/2017), o álbum mistura grandes sucessos do homenageado, como "Pescaria" e "O que que a baiana tem?" (samba de roda que ajudou a tornar a música popular brasileira mundialmente conhecida) a músicas menos revisitadas - "Horas" e "Canto de Nanã". Já “Noite de Temporal” e “O Bem do Mar” marcam um estilo de composição único inventado por Dorival Caymmi: as canções praieiras. “Só Louco” revolucionou o samba canção e serviu de inspiração para a bossa nova que estava por vir.

O repertório magistral de Caymmi atraiu três participações muito especiais. Joyce Moreno nos arrebata com a sensualidade de sua "Morena do Mar", Serjão Loroza, com seu vozeirão, amplia a intensidade dos versos de "Retirantes" e Danilo Caymmi representa a linhagem de Dorival em "Vamos Falar de Tereza", que fez parte da trilha sonora da minissérie "Tereza Batista", em 1992. Danilo, aliás, entrou em estúdio com as mesmas flautas de bambu da época.

Para o músico e engenheiro de som Carlos Fuchs, sócio da Tenda da Raposa, onde o álbum foi gravado, "o encanto e a simplicidade das melodias de Caymmi foram registrados de forma magistral pelas intrincadas linhas vocais deste que, com grande propriedade, segue a mui relevante tradição de gloriosos grupos vocais no Brasil. Do Bando da Lua ao MPB4, do Quarteto em Cy aos Cariocas, das revolucionárias ideias de Marcos Leite e seus Cobra Corais, disso tudo e mais, foi forjada a essência deste formidável grupo".

Privilegiando a voz como instrumento principal, o Equale faz transparecer a riqueza da obra de Dorival com delicadeza e precisão, em emocionadas interpretações e sofisticados arranjos especialmente escritos para o grupo por três de seus integrantes: André Protasio, Flavio Mendes e Dalton Coelho. O repertório mescla músicas a cappella a outras com acompanhamento instrumental de percussões, violões e/ou baixo acústico, utilizando texturas musicais diferenciadas como uníssonos, solos e duetos, chegando até oito vozes. Com direção musical de André Protasio, o Equale é formado pelos cantores: Alice Sales, Ana Calvente e Mona Villardo (sopranos), Amanda Zullo e Letícia Dias (mezzos), Débora Braga e Muiza Adnet (contraltos), Dalton Coelho, Flavio Mendes e Tom Andrade (tenores), André Protasio, Leandro Vasques e William Hester (barítonos), Murilo Sierra e Pedro Sabino (baixos).

O Equale apresentou o show Na Praia de Caymmi em importantes espaços culturais em 2017 e 2018, como Teatro Ipanema - com participação de Serjão Loroza; Casa de Cultura Laura Alvim - com os convidados Joyce Moreno e Danilo Caymmi; Parque das Ruínas; Casa do Choro; Centro da Música Carioca; Solar de Botafogo e Espaço Sérgio Porto. Após concorrência em edital nacional, o Equale se apresentará no Espaço Cultural do BNDES (Rio de Janeiro) no dia 4 de outubro de 2018.

EQUALE NA PRAIA DE CAYMMI

Ficha Técnica do CD

 

Produção Musical: André Protasio e Flavio Mendes

 

Sopranos: Alice Sales, Ana Calvente e Nayana Torres

Mezzos: Amanda Zullo, Letícia Dias e Lysia Leal

Contraltos: Clara Rescala, Débora Braga, Muiza Adnet e Valéria Lobão

Tenores: André Protasio, Dalton Coelho, Flavio Mendes e Tom Andrade

Barítonos: Christian Bizzotto, Leandro Vasques e William Hester

Baixos: Murilo Sierra e Pedro Sabino

 

Artistas convidados: Danilo Caymmi, Joyce Moreno e Serjão Loroza

 

Vozes adicionais afetivas:

Fabiano Lacombe e Djane Jobim (Canoeiro, Canto de Nanã e Noite de Temporal)

Isabela Ciavatta (Acontece que eu sou baiano) 

Arranjos e violões: André Protasio, Flavio Mendes e Dalton Coelho

Baixo elétrico e acústico: Leandro Vasques

Percussões: João Bani, Léo Mucuri e Carlos Cesar

Cavaquinho: Pedro Monteiro

 

Direção Musical: André Protasio

Arranjos: André Protasio, Flavio Mendes e Dalton Coelho

Gravado, mixado e masterizado por Carlos Fuchs

Estúdio Tenda da Raposa - Rio de Janeiro

Projeto gráfico e ensaio fotográfico: Anna Amendola

Fotos da gravação: Carlos Fuchs e Cezar Adnet

Produção do financiamento coletivo: Nayana Torres e Letícia Dias

Assistência de Produção: Ana Calvente

Produção Executiva: Letícia Dias e Valéria Lobão

P2017

NA PRAIA DE CAYMMI

composições de Dorival Caymmi

1-PROMESSA DE PESCADOR **

2-VAMOS FALAR DE TEREZA (Dorival Caymmi / Danilo Caymmi) *  -  participação especial: Danilo Caymmi

3- PESCARIA (CANOEIRO) *

4-SÓ LOUCO ** - solo: Valéria Lobão

5- MORENA DO MAR **  -  participaçāo especial Joyce Moreno

6-CANTO DE NANÃ *

7-O BEM DO MAR *

8- ACONTECE QUE EU SOU BAIANO ***

9-NOITE DE TEMPORAL **

10-QUEM VEM PRA BEIRA DO MAR *  -  solo: Nayana Torres

11-MILAGRE **

12-RETIRANTES (Dorival Caymmi / Jorge Amado)**  -  participaçāo especial: Serjão Loroza

13-O QUE É QUE A BAIANA TEM? *

14-HORAS **

 

ARRANJOS:

André Protasio *

Flavio Mendes **

Dalton Coelho ***

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now